Candôco na mira da Lei

Nesses tempos todos de Pirão, não há dúvidas de que foi o Luiz o cara que mais viveu situações que eu poderia chamar de surreais. Responsável pelo departamento comercial do jornal, o Cândoco também fazia as fotos, servia de motorista e ainda dava uma mão na finalização de cada edição. Trabalho à beça.

Uma ocasião, um pouco antes do meio-dia, se não me engano, recebemos um chamado da delegacia. Havia um boi solto no Araçá (era época de farra do boi) e a polícia iria lá para capturar o animal.

O delegado, então, era Edsonir Soares, um sujeito polêmico, muita gente na cidade torcia o nariz para ele, pois atuava politicamente, mas gostava de fazer grandes operações policiais e tinha simpatia pelo jornal. Sempre que estava fazendo algo vultoso, chamava a gente.

Embarcamos no nosso fusca e fomos até o Araçá. Ao chegarmos quase no Estaleiro, lá estava o animal, na descida da rua, as orelhas abanando nervosas, olhando desconfiado para o policial militar que esperava, já com a arma na mão.

O boi havia sido financiado pelo vereador do bairro, o Alex Monteiro, daí o interesse do delegado em fazer cumprir a lei – eram opositores. A intenção era abater o bicho, mas Alex negociou a remoção dele e esperavam um caminhão para fazer isso. O problema era que o animal estava agitado e ameaçava sair correndo a qualquer momento…

O PM parecia também nervoso e apontava seu revólver em direção à cabeça do animal. Edsonir puxou a escopeta. Com a câmera na mão, o Candôco atravessou a rua e subiu no barranco do lado oposto, atento a qualquer lance.

Nisso, o animal ensaiou um passo, se mexeu um pouco mais… e começou a andar. Quase à queima-roupa, o PM atirou na cabeça do bicho e ele disparou! Passou por mim e ia passando pelo delegado, que engatilhou a escopeta e derrubaria o boi ali mesmo. No entanto, do outro lado, na linha de tiro, lá estava o Candôco, com a câmera na frente do rosto. Quando viu o Cândoco na mira, Edsonir baixou a arma e disparou por baixo do animal, que sumiu em disparada. A bala acertou o barranco, um pouco abaixo de onde o Cândoco estava, que desapareceu no meio da fumaceira.

Candôco viveu as situações mais inusitadas na pele do fotojornalista do Pirão

Na minha lembrança, a ação aparece como num desenho animado. Parecia que o Candôco ia escorregando como gelatina pelo barranco, tamanho o susto. E perdeu a compostura: “Tás doido! Qués me matar!”, gritou para o delegado, completamente transtornado. Ainda hoje, lá pelos arquivos que o Luiz mantém do jornal, tem a foto, toda tremida, do momento em que o boi passa e o policial atira contra o Candôco.

O Edsonir, ainda hoje, sempre que encontra o Candôco, dá muitas risadas com o episódio, diz para quem quiser ouvir “eu quase matei esse cara!” e conta a história. Desconfio que em nenhum momento ele perdeu o controle da ação. Atirou mesmo foi para matar de susto o Candôco. E conseguiu.

Anteriores

Uniclãs

Próximo

Procissão das almas

  1. Naná

    Nossa Dil, quantas emoções, esse Candoco… Rimos muito! Naná e Rúbia.

  2. Ti

    Queria ter visto! KKKKKK

  3. Marcelo

    Essa foto do Candôco diz muito sobre ele!

  4. Osvaldo Eduardo Di Pietro - Vadão

    Lendo e lembrando dessa história. Luisinho, mais rápido que o Bip-Bip, com o verdadeiro espírito de um repórter.

  5. Zene

    kkkkk…fiquei imaginando a cena!!! Muito boa!!!

  6. Candoco

    É a mais fiel forma de entender a expressão “morrer de susto”. Estava apontando a lente para o boi em fuga e quando percebo tem um cara do outro lado apontando uma doze pra mim e buhmhmhmh, mas a foto saiu – um pouco desfocada mas saiu – após o tiro, vi que ainda tava vivo e com as pernas inteiras, um tando tremulas, barro até no olho. Como escreveu o Dil perdi a compostura com o seu delegado, rssrs. Hoje da pra dar muita risada, mas na hora foi de “morrer de susto”….rsrsrsr

    • Tem razão, Candôco. Aliás, horas dessas precisas contar aquela do “telefonema misterioso” que tu recebeu lá na Riosul, durante aquele turbulento fechamento às vésperas da eleição… Abraço!

  7. Cezinha Silva

    Da pra escrever um livro com as histórias do candoco, eu pelo menos tenho umas 10 boas pra te passar dil…

  8. kkkkkkkk
    Lembro quando meu irmão me contou sobre o fato, foi, digamos que divertido… uhauhauhauhuah
    Já vi essa foto tremida, e sempre quando estávamos juntos e passava por essa foto, ele sempre lembrava…
    Esse foi o dia que quase morri…

    Candoco/Pirão D’Água e suas milhares de histórias…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Desenvolvido em WordPress & Tema por Anders Norén